Nossa Senhora recebeu em homenagem a maior estátua das Américas, Catamarca, Argentina |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Na montanha em que foi encontrada entre os anos de 1618 e 1620 a imagem original da Virgen del Valle (Nossa Senhora do Vale), na província (estado) de Catamarca, Argentina, foi inaugurada a maior imagem de Nossa Senhora do mundo.
Ela reina desde o Cerro Ambato, local do achado da imagem original, e pode ser vista desde diversos povoados da região: El Rodeo, La Cuesta del Portezuelo, a Capital, o Vale do Ambato e Las Juntas.
A imagem faz parte de um conjunto denominado “Caminho de Fé” pago pelo empresário Walter D'agostini, filho de imigrantes italianos que chegaram fugindo das consequências desastrosas da Segunda Guerra Mundial.
A mãe do empresário transmitiu ao filho sua devoção à Virgem do Vale e ele agradeceu com esta obra como um presente de sua família à Virgem do Vale aberto a todos os fiéis que queiram se aproximar.
A estátua por si só mede da base até a ponta que é um crucifixo, 52 metros de altura e é a mais alta das Américas, maior que o Cristo Redentor no Brasil ou a Estátua da Liberdade nos EUA, e equivale a um prédio de 11 andares.
Em baixo dela foi construída uma capela e, através de uma escadaria de 117 degraus, se chega a uma plataforma de 360 graus. A construção durou nove anos, período em que o doador teve que superar muitas dificuldades inclusive econômicas.
Mas a dedicação e sacrifício pessoal do empresário e sua família, conseguiu acabar a imensa imagem.
A Virgem do Vale é padroeira de muitos lugares da Espanha e da América Latina, da Argentina e da Venezuela especialmente.
A descoberta da venerada imagem da Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Vale, ocorreu entre 1618 e 1620 numa gruta de Choya, na província de Catamarca, noroeste da Argentina.
A cidade de Choya, segundo documentos antigos, era composta por encomenderos espanhóis a quem a Igreja confiava os indígenas em grande maioria cristãos para lhes ensinar uma profissão, alfabetizar, trabalhar na agricultura e no pastoreio, respeitar a família e a propriedade particular.
Virgen del Valle, estátua em Catamarca |
Na manhã seguinte, de volta àquele local, seguiu as pegadas das meninas durante vários quilômetros até achar um pequeno nicho de pedra cercado por restos de inúmeras flores.
Por fim, encontrou a imagem da Bem-aventurada Virgem Maria de rosto moreno e com as mãos unidas em forma de oração.
Depois de vários meses, ele contou a seu mestre o que havia visto. Disse-lhe que a veneravam, que ela estava ali entre as pedras, que era morena como os índios e que por isso a amavam e que ele também aprendera a amá-la. Hoje atrai multidões de devotos, sobretudo no Norte argentino.
Estamos contentísimas de esta maravillosa Imagen de 50 metros de altura y esperemos que Ella nos ampare de los horrores que están ocurriendo en otras partes del mundo y que venga pronto el Reino de María!!
ResponderExcluir