segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sistema bolivariano-comunista cai de maduro na Venezuela

Miséria anti-consumista e socialista na Venezuela
O presidente Maduro convocou o cubano Orlando Borrego, um economista que foi tesoureiro do Che Guevara, para conduzir uma “revolução dentro da revolução” na economia do país.

A saga revolucionária conta que quando Fidel Castro quis formar um governo perguntou a seus cúmplices se alguém era economista.

E o Che Guevara respondeu com um trocadilho: “eu sou comunista”. Ganhou o ministério, e liquidou a economia do país. Borrego completou a destruição, ou o triunfo do comunismo.

Agora a Venezuela que se encontra na pior situação econômica em décadas, apela ao verdugo da economia libre.


“Borrego foi um funcionário leal e é uma ótima pessoa, comprometida com os princípios da revolução socialista, e incorruptível”, disse à BBC Mundo (4.7.2014) um dos biógrafos de Guevara, o americano Jon Lee Anderson.

Borrego dirigiu o Ministério do Açúcar quando Fidel previu uma safra de 10 milhões de toneladas do produto mais cultivado no país. E numa façanha de expert ele conseguiu arruinar a produção do produto mais rentável de Cuba, hoje considerado de luxo.

Já foi anunciado um dos controles socialistas da economia na Venezuela. Os cidadãos deverão fornecer seus dados biométricos para comprar qualquer produto.

Luta de classes e miséria como em Cuba
Na prática, os consumidores deverão por o dedo num computador que dirá quanto comprou e quanto pode comprar. Um racionamento controlado ciberneticamente, explicou La Nación de Buenos Aires.

Maduro diz que é para evitar o contrabando e a acumulação.

O sistema limitará as compras e funcionará em todas as caixas das lojas autorizadas do país. Cinicamente, Maduro acrescentou que os controles serão como os do sistema eleitoral: “uma benção antifraude”.

Maduro acrescentou que o sistema também servirá para confiscar os bens dos “contrabandistas”: “depósitos, lojas, caminhões, carros. Tudo, tudo, de acordo com a lei, deve ser confiscado de imediato”, exortou.

O dirigente comuno-populista já tinha tentado um “Cartão de Alimentação Segura” que deu no mais autêntico desabastecimento com prateleiras vazias, imensas filas e badernas, acompanhadas de violências e saques. Assim inaugurou a “Bolsa Miséria” que já funciona em Cuba.


5 comentários:

  1. Eles sempre dirão que o fracasso da própria administração deles, que é terrível, sem planejamento, empurram com a barriga, só veem os bolsos próprios, é culpa dos países imperialistas que os perseguem.

    Eles deveriam pelo menos aprender sobre COMO ADMINISTRAR uma nação. E o povo amedrontado por causa da fome, acredita em tudo que eles falam.

    ResponderExcluir
  2. Cuba é o futuro da Venezuela. A Venezuela é o futuro da Argentina. E a Argentina é o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Embora entrando como "anonimo", meu nome é Hideraldo, sou gaúcho de santa Rosa-RS. O Comunismo ou Socialismo, irrompeu o seculo XX como sendo a "cereja do bolo" ou seja o estágio onde realmente as pessoas "colheriam os frutos" de milênios de evolução econômica...só que não... TODAS as nações que adotaram o comunismo/socialismo trouxeram junto cruentas ditaduras que tinham como ingredientes CONTROLE DA ECONOMIA, fuzilamentos, expropriações, fome, extinção da oposição...A GANANCIA HUMANA NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA admitir uma "divisão" de riquezas, portanto não tenho duvidas que a melhor saída econômica continua sendo o capitalismo, o livre mercado, a livre concorrência, sem isso qualquer economia AFUNDA. O comunismo traz consigo um severo controle, uma severa estatização da economia, ainda nos seus meios de produção. O melhor exemplo comtemporâneo temos na Venezuela. Se o Capitalismo é selvagem o Comunismo é IMPRATICÁVEL...

    ResponderExcluir
  4. Em 2004, numa tentativa embrionária de implantar uma "reforma agrária", na verdade, expropriar uma fazenda, os integrantes do MST (movimento pró Lula, pró comunismo) invadiram uma fazenda em São Gabriel RS, queimaram quase tudo, amaeçaram os moradores, derrubaram arvores frutiferas, e o pior de tudo: mataram e carnearam as vacas e as ovelhas e, como se não bastasse mataram os animais domesticos da familia. Só pouparam a casa principal, onde ficaram os moradores apavorados... ISSO é TERRORISMO! Se fizerem isso na minha propriedade eu e meus empregados sem sombra de duvida vamos recebe-los a chumbo...Eu não sou criminoso, mas acho que tenho o sagrado direito de defender meu patrimonio e minha vida de criminosos aliciados por esses comunistas de meia pataca...

    ResponderExcluir
  5. Os ditos "grandes comunistas" (Stalin, Mao tsé tung, Fidel) Fracassaram, só o que fizeram foi causar mortes e miséria...esses comunistinhas comtemporâneos querem na verdade se apropriar dos países como fez o Fidel em cuba...esse negocio de "defender a classe trabalhadora" é tudo pirimba, tudo lorota, tudo ENGANO puro e simples. Na verdade só querem o poder, depois disso querem mais é que todo mundo morra de fome como aconteceu na ucrânia em 1932-1933 (Só sete milhões de infelizes mortos de frio e inanição). É muito triste que em pleno seculo XXI, depois de mais de cem anos de mortes e misérias e mais de cem milhões de mortes ainda tenha alguém que defenda este regime criminoso...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.