Velório candidato anti-esquerdista Fernando Villavicencio |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A violência sanguinária desatada no Equador pela convergência dos políticos bolivarianos e do narcotráfico deu, aliás entre outras mortes, no assassinato estarrecedor do candidato Fernando Villavicencio que tinha chances de vencer a candidata Luisa González das esquerdas latinoamericanas no Equador chefiadas pelo ex-presidente Rafael Correa, fugitivo da Justiça, segundo noticiário do “La Nación”.
O ex-presidente Rafael Correa, antes do crime se mostrou nas redes extremamente violento, usando linguagem carregada de ódio contra Villavicencio, segundo disse a “La Nación” o analista político equatoriano Farith Simón.
Em novembro passado, Correa ameaçou de modo insultante ao candidato morto: “Você é um covarde desavergonhado. Pronto acabar-se-á a tua festa”, advertiu.
Agora Correa que parecia encaminhado à vitória escudado em sua representante parece haver sofrido “um golpe duríssimo” com uma perspectiva de inversão dos resultados.
Correa procurado pela Justiça, ameaça de vingança à hoje vítima tendo a seu lado a candidata presidencial que o representa Luisa González |
Ficou assim patenteada a colusão entre os populismos bolivarianos e as redes criminais da droga.
Segundo Laura Lizarazo, analista da consultora Control Risks, a rápida intervenção policial não será suficiente, por causa da “natureza transnacional” do crime organizado que possui sócios internacionais chave.
Matador de Villavicencio em foto tendo atrás o ex-presidente Correa |
A procuradora-geral do Equador Diana Salazar que solicitou a captura do ex-presidente ‘bolivariano’ Rafael Correa fugitivo na Bélgica condenado por corrupção, recebeu como resposta no Whatsapp do ditador deposto um vídeo de sete encapuzados armados de fuzis e uma voz que diz: “antes de te matar, te faço chorar e sofrer. Você não vai se salvar. Tenho todas as suas localizações. no quero estragar sua festa matando sua filha. Você será meu próximo objetivo militar”, conclui a mensagem, noticiou “Clarín”.
A promotora Salazar denunciou as tentativas desesperadas de destituí-la do cargo por parte de dois órgãos estatais que procuram represálias pelos casos de corrupção que leva a cabo contra Correa e outras altas autoridades da ditadura “bolivariana” fracassada.
Rede da candidata bolivariana Luisa González veicula Rafael Correa ameaçando 'nossa vingança pessoal será contundente' |
Além do mais procurado que é o ex-presidente Correa (2007-2017), estão foragidos da justiça vários membros do seu governo condenados à prisão por casos de corrupção e abuso sexual.
Mas, vendo que seus ex-colegas da revolução bolivariana saem até de cárceres e assumem governos em outros países, Correa passou a achar que chegou sua vez. Atacou pelo Twitter a Salazar acusando-as de “corrupta, perversa e tola” e lhe anunciou que “lhe ficava pouco tempo”.
Jovens equatorianos protestam em Quito contra as mortes que fazem o comunismo e o socialismo |
A violência do contragolpe feito com ameaças de morte cruel por parte dos seguidores de Correa é reveladora do espírito da onda esquerdista que após parecer engolir nosso continente. E o assassinato do candidato Villavicencio está ali para confirma-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.