Conservadores, direitas e extrema direita arrasaram eleições autonômicas e municipais |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Na Espanha, a esquerda foi arrasada nas últimas eleições autonômicas (comparáveis às estaduais) e municipais pelos partidos de direita e ‘extrema direita’. O primer ministro socialista, Pedro Sánchez renunciou e convocou eleições gerais após o PSOE sofrer a pior derrota dos últimos anos, noticiou entre outros “La Nación”.
Os derrotados temem um análogo fiasco dos governos esquerdistas sul-americanos, especialmente na Argentina que terá presidências e gerais em outubro.
O partido ultraesquerda Podemos, admitiu que “os aliados de Kirchner na Espanha foram derrotados” e o vencedor conservador espanhol PP anteviu a derrota do peronismo.
É uma confissão de que o processo revolucionário que sofrem nossos países é um só e de que há profundos paralelismos em todas as tendencias políticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.