segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Polícia de Maduro matou mais que o coronavírus em 2020

As Forças Especiais de Maduro constituem os “batalhões de extermínio” do socialismo segundo a ONU
As Forças Especiais de Maduro constituem
os “batalhões de extermínio” do socialismo segundo a ONU
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A repressão governamental de fundo ideológico mata mais que o Covid-19 e que o próprio crime organizado. Por isso, a Venezuela sofre de três pandemias ao mesmo tempo, concluiu o prestigioso Observatório da Violência da Venezuela (OVV), noticiou “El Mundo” de Madri.

O OVV estimou que o governo é culpado de 4.231 mortes violentas por “resistência à autoridade”, nome oficial que esconde as execuções extrajudiciais lideradas pelas Forças Especiais da Polícia Nacional Bolivariana ( FAES).

Essas Forças Especiais são definidas pela ONU como os “batalhões de extermínio” do socialismo venezuelano.

O mesmo governo bolivariano reconhece pouco mais de mil mortes causadas por Covid-19, embora fontes não oficiais e o Parlamento as duplicam.

“A epidemia de violência policial se sustenta em aumento desde 2016. Em metade dos entes federados do país, a mortalidade policial foi maior do que a criminal”, disse Roberto León Briceño, diretor da OVV.

A FAES nasceu nesse ano de 2016 por ordem de Nicolás Maduro.

Além delas todas as forças policiais e militares têm participado de execuções extrajudiciais, “incluindo uma brigada canina”, revelou o professor León Briceño.


“As mortes por ‘resistência à autoridade’ representam quatro vezes mais do que as mortes por coronavírus em 2020”, disse Briceño.

Maduro preside reunião da Policía Nacional Bolivariana
Maduro preside reunião da Policia Nacional Bolivariana
Das 11.891 mortes violentas durante o ano da pandemia, 4.153 foram classificadas como homicídios, há 3.507 mortes sob investigação e 4.231 são atribuídas a agentes do governo.

Entre os mortos ou executados pela polícia, 66% tinham antecedentes criminais ou policiais, de acordo com as autoridades. No total, desde 2016, 27.856 venezuelanos foram mortos pelo governo, quantificou Briceño.

Essas mortes violentas representam uma taxa de 45,6 por 100.000 habitantes, mas estão em retrocesso em relação a 2019, quando foram registrados 16.515 (taxa de 60,3) quando o Covid-19 ainda não se tinha manifestado.

A Venezuela continua liderando o ranking regional de violência. A Colômbia fechou 2020 com uma taxa de 23,3 mortes violentas por 100.000 habitantes, uma redução significativa. No México, os homicídios aumentaram para 30 por 100.000 habitantes e no Brasil atingiram 23,5 por 100.000 habitantes.

Mais de seis milhões de venezuelanos foram obrigados a fugir para o exterior para sobreviver.

Os grandes grupos do crime organizado foram beneficiados pelo lockdown pois “encontraram novos nichos de extorsão” com caixas de comida subsidiadas pelo Governo, contrabando de importação ou assédio contra estabelecimentos, clínicas e empresas.

O novo modus operandi de extorsão inclui o lançamento de granadas contra quem não paga. O OVV contou entre três e quatro explosões semanais.

As execucõns extrajudiciais do governo matam mais que o Covid
As execuções extrajudiciais do governo matam mais que o Covid
O crime se dolarizou
, abandonando a moeda nacional. “Os extorsionários, sequestradores e assaltantes cobram em dólares, mas também os policiais e militares corruptos”, certificou Briceño, que qualificou a letalidade policial de “extermínio”.

O diretor da OVV inclui entre os danos mais graves da criminalidade ideológica oficial a perda de soberania nacional. 

Porque o governo faz pactos nas fronteiras que são “mecanismos de coabitação entre grupos armados e forças do Estado”: o crime definido pela lei diminui pela imposição de uma nova lei que é a dos criminosos, explicou Briceño.

Dessa maneira desaparece o Estado de Direito e a própria noção de uma nação organizada e se retorna a um tribalismo criminoso em que preside o cacique mais cruel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.