Praga sem precedentes |
Uma praga sem precedentes de besouros infestou as ruas e os prédios de São João do Piauí, a 441 km de Teresina. Até as novenas tiveram de ser suspensas, pois nem sequer a Igreja Matriz de São João Batista escapou, segundo a UOL Notícias.
Segundo o padre Alaércio de Carvalho Souza, “os besouros mordem e deixam um líquido ácido que queima como fogo. A cidade está completamente infestada deles, que, além de picar as pessoas, deixam um mau cheiro”.
Os besouros são chamados de cascudos, têm a coloração preta com verde metálico e medem de 1 cm a 1,5 cm de comprimento.
“Recolhemos uns 10 baldes de besouros e botamos fogo em todos, mas não sei o que acontece que à noite eles minam de todos os buracos. De dia, a cidade fica um mar de besouros. A gente passa o dia varrendo e no dia seguinte mais besouros aparecem”, disse o padre.
“Fica impossível rezar com uma nuvem preta de besouros voando e nos atacando”, acrescentou.
“Eu nunca vi nada igual. Moro na cidade há 35 anos e nessa época é comum aparecer besouros, mas nesta quantidade eu nunca vi”, disse a aposentada Maria Fernanda da Silva, 63.
A preocupação maior dos moradores é com as crianças, principalmente os bebês. “Minha netinha de 4 meses de vida esta toda picada nas pernas e nos braços, mesmo a gente usando o mosquiteiro para proteger o berço. Os besouros encostam no mosquiteiro e quando ela está dormindo recebe a picada.”
Segundo a UESPI (Universidade Estadual do Piauí), a praga ocorre devido a uma deficiência de predadores naturais. Para o laboratório de biologia da UESPI, uma das possíveis causas é a poluição do rio Piauí, que acarretou o desaparecimento dos anfíbios que comiam os besouros.
A existência de pragas é tão antiga quanto a memória da humanidade. A Igreja tem recursos especiais com orações, bênçãos e atos de culto específicos para afastá-las e proteger os homens.
Nada na informação sugere que tenham sido utilizados? Por que?
Teriam sido esquecidos ou postos de lado como crendices da mal chamada “Igreja pré-conciliar”?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.