segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Matreirice eleitoral salva Chávez da catástrofe

Matreirice eleitoreira: Chávez perde em votos mas leva mais deputados
51% dos eleitores venezuelanos (5.779.129 ao total) votaram pela oposição (Mesa de la Unidad Democrática e Patria Para Todos) contra o partido do proto-ditador Hugo Chávez nas eleições parlamentares neste domingo 26 de setembro.

Os candidatos chavistas somaram 5.259.998 votos, ou seja 46,4%. 3% dos sufrágios. 339.952) optaram por partidos minoritários. Os números quase definitivos são do “El Universal”, maior quotidiano de Caracas.



Porém, a oposição tirou só 67 deputados (40% da Assembléia Nacional) e os amigos do proto-ditador 98.

Uma reforma do mapa eleitoral calculada a dedo para favorecer a facção socialista criou um jogo de distorções astuciosas.

Os Estados da federação venezuelana que reúnem a maioria dos eleitores ‒ Zulia, Miranda, Carabobo, Lara, Aragua e o Distrito Capital (Caracas), isto é, 9.319.360 eleitores, ou 52% do eleitorado ‒ e onde oposição é habitualmente majoritária, só escolhem 64 deputados, ou seja 39% da Assembléia Nacional.

Os Estados com maior influência chavista escolhem 101 deputados (61% do Legislativo), embora só contem com 8.400.505 eleitores (48% do eleitorado).

Os exemplos fornecidos pela imprensa caraquenha são numerosos. Este foi um dos elementos decisivos do resultado “democrático e popular” do domingo no qual o perdedor saiu 'vencedor'.

Porém, a confusão não acaba aí.

O mistério das urnas eletrônicas

Resultados demoraram demais
O sistema de urnas eletrônicas venezuelano gaba-se de ser o mais moderno do mundo. Diversas vozes falam que seria brasileiro.

Ele devia fornecer os resultados finais (ou quase finais) duas horas após o encerramento do pleito eleitoral.

Porém, os resultados só vieram aparecer às 6:00 da madrugada do dia seguinte.

Só os mistérios do software poderiam explicar o que se passou nesse meio tempo, cfr  “El Nacional”.

Melancólica comemoração do espalhafatoso líder

Por sua vez, parece que o presidente Chávez não acha positivo o momento atual, malgrado o malabarismo dos números.

Chavistas desanimados na praça
Ele cancelou seu costumeiro comparecimento na sacada do Palácio Miraflores para saudar seus apoiadores, aliás desanimados e em esquálido número.

Chávez contentou-se com twittear à distância os seus seguidores com uma mensagem resignada que não dispensa as habituais bravatas: “Bem meus queridos compatriotas, foi uma grande jornada e obtivemos uma sólida vitória. Suficiente para continuar aprofundando o Socialismo Bolivariano e Democrático. Devemos continuar fortalecendo a Revolução!!”, noticiou “El Nacional”.

O governo parecia prever a vitória da matreiricee, também, a derrota do ponto de vista da opinião pública.

Para María Corina Machado, deputada oposicionista do Estado de Miranda os “eleitores venezuelanos recusaram o comunismo à cubana”, disse “El Nacional”.

Na segunda-feira, Chávez passou da depressão à crise de insegurança fustigando a “mentira e manipulação” dos que acham que o resultado foi um triunfo opositor.

Esquema paralelo para se perpetuar no poder

Nesta perspectiva cinzenta para a “revolução bolivariana” reforçada por más notícias para a revolução socialista que chegavam de outros países latino-americanos, Chávez montou um esquema de poder que foge de toda e qualquer lei ou da Constituição que ele próprio criou e reformou.

Chavez prepara 'poder comunal' paralelo
Enquanto instalava um grupo de mulheres bem no gosto de Muhanmad Kaddafi, chamado “Guardiãs de Chávez” para velarem pelo avanço da “revolução” socialista (OESP, 17/09/2010) e pregava desinibidamente pela vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, no primeiro turno (FSP, 17/09/2010), instituiu uma rede de “comunas”, estruturas paralelas que dependerão exclusivamente dele para se perpetuar no poder (FSP, 18/09/2010).

As comunas serão unidades político-territoriais que poderão abarcar áreas de mais de um Estado ou município. Terão porta-vozes, corpo legislativo, legislação própria e até moeda. Isto é, constituirão um Estado paralelo.

A oposição vê na manobra o projeto de “selar o caminho ao comunismo”. A “lei das comunas” vem junto com uma lei de “economia comunal” socialista que inclui a meta marxista de extinguir “a divisão do trabalho”. As empresas de “propriedade comunal” não pagarão impostos e terão preferência em licitações. “Será a morte lenta das empresas de mercado”, diz a oposição.

Este engendro jurídico, se não naufragar entre os oceanos de papel e de burocracia ditatorial gerados pelo coronel golpista, ameaça extinguir os espaços de legalidade que ainda restam na Venezuela.

Amorim e Kirchner vêem democracia beneficiada

Kirchner intimida jornais (foto: fiscais no 'Clarín') e elogia 'democracia chavista'
Durante a campanha eleitoral, Chávez muito “democraticamente” insultou aos “burgueses de pacotilha” e mostrou-se obsedado pelo fantasma de um “golpe de Estado tipo Honduras”.

Segundo “La Voz del Sandinismo” Chávez prometeu que esta eleição seria a primeira fase da “Campanha Admirável” iniciada com o slogan “Oligarcas Tremei”.

Porém, para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o resultado da Venezuela é “bom para a democracia na nossa região”.

Também Cristina Kirchner, engajada em silenciar a imprensa oposicionista argentina, apressou-se a comemorar a vitória trapaceira de seu colega venezuelano.

Amorim falou à imprensa em Nova York, onde participa da 65ª Assembléia Geral da ONU, após ter acorrido a Cuba para prometer investimentos brasileiros além do U$ 1 bilhão já engajado em obras de infraestrutura.

Para a economia cubana reduzida a cinzas cadavéricas, e para a venezuelana que regride espantosamente, a possibilidade de ditadores se sustentarem no poder depende cada vez mais do apoio generoso do petismo.

Gostaria receber no meu email, gratuitamente, atualizações de 'O que está acontecendo na América Latina'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.