segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Na Bolívia: Lula-Morales-Chávez no lugar de Marx-Engels-Lenine

Desfile soviético, Moscou, Lenine, Stalin, Marx Desfile tipo soviético, Riberalta, Lula-Evo-Chavez
Recente encontro entre os presidentes Lula, Evo Morales e Hugo Chávez em Riberalta, Bolívia, na opinião do jornal “Zero Hora” de Porto Alegre, evocou o "culto à personalidade" típico do império soviético [fotos].

Tropas desfilaram precedendo bandeiras com as imagens dos três presidentes. As fotos dos três líderes enchiam um enorme cartaz semelhante às enormes pinturas de Marx, Engels e Lenine ‒ fundadores do comunismo russo ‒ que presidiam os desfiles do Exército soviético na Praça Vermelha de Moscou.

“Trocando-se Lula, Morales e Chávez por Marx, Engels e Lenine ‒ e substituindo-se o calor amazônico pelo outono russo ‒, a solenidade de Riveralta e o Dia do Trabalho moscovita guardam semelhanças”, concluiu “Zero Hora”.

É para lá que esses presidentes sonham com levar seus países.

Enviar para meu email, gratuitamente, atualizações de 'O que está acontecendo na América Latina?'

Um comentário:

  1. Não há surpresa alguma nisso. Só não percebeu ainda quem já morreu ou vive alienado: Lula e seu PT se amansaram só para chegar ao poder, mas estão freneticamente criando as condições para que possam, mais à frente fazer como Hugo Chaves ou Evo Morales em seus países (tanto que vivem a elogiar a ambos de forma explícita e exagerada).

    Ou seja, como sabem que no Brasil de hoje as circunstâncias ainda não lhes permitiriam solapar a democracia como desejam, para instalar um estado fascista à la URSS ou à la Cuba, vão anestesiando o povo, tentando se perpetuar no poder, criando uma relação direta do salvador da pátria com o povo, à margem das instituições, aparelhando o estado, promovendo o culto à sua personalidade com forte uso da mídia e, mais à frente, imaginam que as condições estarão propícias ao assalto final às instituições democráticas, nos braços do povo anestesiado e hipinotizado.

    Agem mais ou menos nos moldes hitleristas. Aliás, o PNSAT (Partido Nacional-Socialista Alemão dos Trabalhadores), o Partido Nazista, também era um partido que se dizia socialista, nacionalista e dos trabalhadores. Qualquer semelhança não é coincidência. Há muito salta aos olhos que a ideologia é muito parecida, o messianismo dos correligionário quase o mesmo, o líder carismático, o salvador da pátria, que chegou para salvar o povo e a pátria, fazer o que nunca ninguém fez antes, também tem o mesmo matiz.

    O nazismo só descambou para as atrocidades e a perseguição racista (principalmente de judeus) mais tarde. Isso foi uma decorrência de sua ideologia populista-demagógica-fascista, que (e nisso há, também, grande semelhança) precisava apontar um culpado pelas mazelas nacionais. Isso para mais facilmente incendiar e cegar o povo, manipulando-o para seus objetivos.

    A ideologia exacerbada cega e quem age de forma messiânica, como os petistas e seus líderes maiores.

    Ou seja, essa gente, com sua ideologia fascista, nacionalista doente, pregando um estado forte, controlador, policial, tem potencial para destruir uma nação e seu povo dizendo que agem para salvá-los do demônio eleito por eles(por aqui o demônio escalado têm sido os "ianques").

    Acorda Brasil, antes que seja tarde demais!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.