Realidade trágica por trás da alegria artificial da delegação cubana |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Metade do time cubano do hóquei feminino fugiu com sua capitã da vila pan-americana sem aguardar a cerimônia de encerramento dos Jogos de 2023.
Também escapou Yoao Illas, medalhista de bronze, noticiou “FoxSports”.
Eles pediram asilo no Chile informaram os advogados dos esportistas e o Ministério do Interior chileno.
Ariel Sainz, vice-presidente do Instituto Nacional de Deportes, Educación Física y Recreación de Cuba, informou que em 2022 e até agora em 2023, até 187 atletas cubanos deixaram suas seleções aproveitando os eventos.
Isto vem acontecendo há muito.
Os atletas fogem da miséria e ditadura de seu país e se esforçam imensamente para integrar suas seleções, para obter passagem, visto e buscar uma vida melhor fora de Cuba.
No total, 21 jogadores não voltaram dos Jogos Panamericanos 2023 realizados no Chile.
La Habana: foto viva da miséria ditatorial comunista |
Mas, os atletas pensavam em outra coisa: escapar do comunismo.
O jornal “Mendoza” esclareceu que só neste ano 2023 já se fugaram 62 atletas cubanos, segundo contou o jornalista cubano Francys Romero.
Na Copa Ouro dos EUA, fugiram pelo menos cinco jogadores de futebol do hotel onde estavam hospedados.
Os jornais chilenos “El Mercurio”, “Bio Bio” e a reportagem do portal chileno Play Off Magazine falaram de “fuga massiva”, acrescentou “La Nación” de Buenos Aires.
O jornal portenho escreveu que os casos mais notáveis desde o início de 2023 foram os campeões mundiais Yoenlis Feliciano Hernández (boxe) e Denia Caballero (disco).
Alguns puderam emigrar legalmente, como o jogador de beisebol Yariel Rodríguez, primeiro arremessador cubano no V Clássico Mundial, em março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.