segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Brasil recebe e Argentina recusa patrulheiro EUA contra a pesca ilegal chinesa

Patrulheiro EUA navegará vários meses no Atlântico Sul
Patrulheiro EUA USCGC Stone enviado ao Atlântico Sul
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Os EUA ofereceram um navio guarda-costas de mais de 4.000 toneladas para patrulhar águas profundas no Atlântico Sul em cooperação com o Brasil, a Argentina, a Guiana e o Portugal, informou o “Clarín”.

Trata-se do navio patrulha USCGC Stone (Cortador da Guarda Costeira dos Estados Unidos) que chegou ao Rio de Janeiro em 18 de janeiro para exercícios conjuntos com a Marinha nacional.

Depois prossegue para o porto de Mar del Plata para uma recepção meramente protocolar posto que os exercícios combinados com o governo Macri foram suspensos pela atual administração esquerdista argentina.

Agora com Joseph Biden em Washington e Alberto Fernández na Casa Rosada, o ponteiro ideológico se inverteu para a esquerda no país vizinho.

A grande beneficiada no caso foi a China e os grandes prejudicados são os países sul-americanos que estão tendo seus recursos pesqueiros continua e ilegalmente depredados.



A presença do USCGC Stone era inusitada, mas foi provocada pela presença de frotas pesqueiras “piratas” chinesas.

Continua em pé a necessidade de intimidar as atividades ilícitas chinesas e principalmente a pesca ilegal, que se tornou um dos principais flagelos nas águas do planeta.

Pesqueiro pirata chinês Jing Yuan 626 capturado após invadir Zona Econômica Exclusiva argentina.
Pesqueiro pirata chinês Jing Yuan 626
capturado após invadir Zona Econômica Exclusiva argentina.

A pesca em alta mar é livre. Mas, na orla das áreas mais ricas em peixes, nas águas internacionais junto à “milha 200” que é a fronteira legal para pescar sem licença, se instalam frotas de centenas de pesqueiros chineses que fotografados dos satélites parecem cidades fantasmas, na realidade flutuantes.

Quando os navios-patrulha nacionais se afastam em seu percurso de vigilância costumeira ao longo da “milha 200”, os chineses invadem as áreas exclusivas nacionais e pescam ilegalmente.

O USCGC Stone viria patrulhar não as águas soberanas, mas o alto mar que serve de “refúgio” a essas frotas de procedimento fraudulento.

O Instituto Naval dos Estados Unidos havia explicado a chegada do USCGC Stone na área dizendo:

“Embora muita atenção tenha sido dada ao Pacífico, onde as autoridades americanas acham que a expansão das frotas de pesca e patrulha da China desafiam o direito internacional e ameaçam a segurança econômica e a soberania das nações, há preocupações semelhantes sobre os recursos do Atlântico Sul.

Argentina encomendou patrulheiros de última geração e já prendeu vários 'piratas' chineses
Argentina encomendou patrulheiros de última geração e já prendeu 'piratas' chineses
“A crescente preocupação com as atividades ilegais na pesca ao largo da América do Sul, prossegue a carta, incluindo avistamentos de mais barcos de pesca chineses e asiáticos, levou a Argentina a comprar novos navios de patrulha offshore para sua guarda costeira”.

A Argentina manteve a cooperação em segurança com os EUA até que se materializou a ascensão de Joseph Biden, velho amigo dos ditadores de Pequim, da teologia da libertação e das esquerdas latinoamericanas.

Em Buenos Aires se estima que durante 2019 os chineses teriam roubado o equivalente a 1,4 bilhões de dólares em peixe pescado na Zona Econômica Exclusiva argentina. Com a nova orientação das Casas Branca e Rosada tal vez projetam roubar mais.

Em anos recentes foram presos vários pesqueiros ilegais em episódios até violentos que incluíram um discutido afundamento de um suspeito barco chinês em águas argentinas.

Cidades flutuantes de pesqueiros encostam em límites territoriais aguardando o momento de dar o golpe
Cidades flutuantes de pesqueiros encostam em limites territoriais
aguardando o momento de dar o golpe
Uma nova lei de pesca argentina aumentou em 2019 as multas para embarcações que cometem atos ilícitos e o país adquiriu 4 novos patrulheiros de alto mar com última tecnologia que estão sendo entregues pela França.

O USCGC Stone pertence à classe Legend, é servido por 120 tripulantes e é várias vezes superior em tonelagem e recursos aos patrulheiros de alto mar sul-americanos mais modernos, podendo desempenhar tarefas inacessíveis a nossas frotas.

Ele devia navegar além das 200 milhas da Zona Econômica Exclusiva durante “vários meses no Atlântico Sul para combater a pesca ilegal, não regulamentada e não declarada, ao mesmo tempo que fortalece as relações de soberania marítima e segurança em toda a região”, disse um comunicado de imprensa da Guarda Costeira.

A preocupação, porém, ia além da pirataria pesqueira.

Agora o expansionismo chinês recebeu um sinal verde para suas intenções declaradas legais e ilegais, as suspeitas e ... as ocultas!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.