terça-feira, 13 de agosto de 2019

Malefício socialista jogou São Tomé e Príncipe na miséria extrema
Brasil: abre os olhos!

Aqui houve uma majestosa avenida, explica Willy guia de turistas
Aqui houve uma majestosa avenida, explica Willy guia de turistas
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







As pequenas ilhas de São Tomé e Príncipe, no Atlântico mais perto da África, constituíram no século XX sob bandeira portuguesa um oásis da riqueza, simpatia e vida distendida, segundo reportagem da agência AFP.

Os habitantes, em grande parte descendentes de migrantes do continente que vieram procurar o bom nível de vida, evocam uma época faustosa que durou meio século desde o fim do XIX até metade do XX.

A bonança tinha seu cerne uma trintena de fazendas portuguesas repartidas nas duas ilhas principais do minúsculo estado: São Tomé e Príncipe. Elas produziam o cacau melhor cotado do mundo e também bom café.

Agida Lucia, 89 anos, sentada sobre uma outrora majestosa estrada empedrada de uma antiga fazenda colonial abandonada, conta: “havia pessoas e atividade. Lá tinha uma cantina, acima o escritório do capataz, mais para cima uma casa grande. Havia costureiras, hospital, cinema, tudo estava bom”.

Em 1913, o arquipélago era o maior exportador mundial de cacau do mundo.



“As cidades tinham 20.000 habitantes e 33.000 pessoas viviam nas fazendas, que tinham um poder econômico e político imenso”, conta Fernando d'Alva, historiador e professor na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Com os patrões portugueses era o maior exportador mundial de cacau. Hoje pena-se para comer.
Com os patrões portugueses era o maior exportador mundial de cacau.
Hoje pena-se para comer.
“As fazendas estavam perfeitamente organizadas. Ali se vivia melhor que no exterior. Tinham eletricidade, todos os atendimentos básicos, trem, luxo e uma organização feudal azeitada”, explica ele.

Os habitantes de São Tomé dirigiam eles próprios as fazendas. Os operários vinham do continente.

“Trabalhava-se muito, mas se comia todos os dias”, lembra Agida com saudade.

“Mas, depois, tudo mudou”.

Hoje só ficam prédios decrépitos no coração de florestas que avançaram sobre as terras cultivadas.

Os descendentes dos antigos trabalhadores herdaram uma miséria que os enche de infelicidade.

“Hoje ninguém ajuda ninguém. Vivemos como animais, se alguém não te dá algo para comer você morre de fome”, chora Agida.

Agida Lucía, 89, diz 'vivemos pior que animais'. Povo quer patrões de volta. Socialismo estragou tudo
Agida Lúcia, 89, diz 'vivemos pior que animais'.
Povo quer patrões de volta. Socialismo estragou tudo
Ela quer que “as coisas voltem a ser como antes, que voltem os portugueses”. Esse é o sentimento de toda a população local.

A neta de Agida, Sheila, 19 anos, descasca caramujos com uma faca. Ela também fala com saudade desse passado que, entretanto, não conheceu. Sheila quer estudar, trabalhar para constituir “um patrimônio”.

O símbolo mais imponente dessa herança de que foram despossuídos é o hospital “um dos melhores de São Tomé”, segundo um condutor de moto-táxi.

Mas o imenso hospital não funciona mais, virou um imenso cortiço. Nele, se pode ver o sol amanhecer através do que resta do telhado, porque até as telhas caíram ou foram roubadas.

O guia Willy conduz os turistas através das ruínas das fazendas. “As pessoas arrancaram partes dos tetos, das colunas, dos muros...” explica.

São Tomé se encontra entre os países mais pobres do mundo.

O que houve?

A queda abismal começou com a independência em 1975, sequela da “Revolução dos Cravos” no Portugal e a instalação de um regime socialista.

Todas as fazendas foram nacionalizadas como teria querido fazer o reformismo na América do Sul.

“Nunca funcionou. A incompetência era total, o número de técnicos que conheciam os métodos de cultivo e produção era reduzido demais”, explica o historiador Fernando d'Alva.

O hospital era um orgulho da rica ilha, hoje é um cortiço.
O hospital era um orgulho da rica ilha, hoje é um cortiço.
Tendo tocado o fundo da miséria socialista, em 1991 o regime aceitou o pluripartidismo e a liberalização da economia. Algumas concessões foram feitas, mas o regime não gerava confiança.

Na fazenda Agostinho Neto, 1.300 habitantes ainda sonham com as promessas que ouviram. Mas Agida e sua neta Sheila desconfiam: “já nos disseram tantas vezes que isto ia melhorar. Mas ficamos aguardando sempre”, suspira a anciã.

Como é possível que entre nós até nos púlpitos e na mídia eclesiástica ainda se pregue uma luta de classe contra a propriedade privada, contra o agronegócio, contra a mineração, etc.?

Isso está sendo feito mais recentemente sob pretexto de Sínodo amazônico, mas é um ritornelo das esquerdas que querem voltar assim que puderem.



Vídeo: Malefício socialista jogou São Tomé e Príncipe na miséria extrema
Brasil: abre os olhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.