segunda-feira, 13 de abril de 2015

A exploração das crianças recrutadas à força pelas FARC

Criança recrutada pela força e falecida em combate


Há tempos que as FARC recrutam crianças. Trata-se de um reconhecido crime de lesa-humanidade que impediria os chefes guerrilheiros – que negociam com o governo da Colômbia a paz em Havana – de se livrarem do cárcere ainda que cheguem a um acordo.

Em janeiro de 2014, a Quinta Divisão do Exército colombiano, em choque com a chamada coluna Héroes de Marquetalia das FARC, capturou vídeos comprometedores gravados pela própria guerrilha.

Neles se pode ver um grupo de crianças recentemente alistadas recebendo treinamento na manipulação de armas.


Investigadores do Exército identificaram os instrutores e os responsáveis da filmagem. O faccioso instrutor responde pelo nome de 'Teófilo'.

Segundo estudo do Programa de Atendimento Humanitário ao Desmobilizado, que tem o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 13 de cada 100 dos 24.303 integrantes dos grupos armados ilegais das FARC e de bandos criminosas de narcotraficantes, desertores dos últimos nove anos, são menores de idade.

O mesmo estudo aponta que as FARC são o grupo que mais engaja crianças: quase 70% do total.

Em entrevista ao jornal “El Mundo”, de Madri, uma moça que conseguiu abandonar as FARC contou que foi incorporada quando tinha apenas 12 anos e nunca ousou desertar, porque era ameaçada de fuzilamento.

Ela fugiu em 2014, com 27 anos de idade, após ver que sua prima, recrutada junto com ela, fora executada porque pensava escapar. Elas eram estupradas e obrigadas a abortar. Quem resistia era fuzilada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.