segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Queijo brasileiro é o melhor do mundo em premiação internacional

Queijo Morro Azul.
Queijo Morro Azul.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O queijo Morro Azul foi o grande vencedor do Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos por um júri de 300 pessoas que se pronunciou sobre 1.900 produtos nacionais e internacionais.

A escolha aconteceu no 3º Mundial do Queijo do Brasil e o resultado foi divulgado em São Paulo, ocasião em que foram distribuídas também 598 medalhas. Ao todo foram 99 medalhas Super Ouro; 149 Ouro; 150 Prata e 200 Bronze, informou a “CNN”.

Produzido na cidade de Pomerode, SC, o Morro Azul é feito pela Vermont Queijos Especiais, liderada pelos irmãos queijeiros, Bruno e Juliano Mendes.

No segundo lugar ficou o queijo suíço Le Gruyére AOP Réserve 14 Meses. Ele havia empatado com o Morro Azul, mas ficou atrás do brasileiro no desempate.

Em terceiro lugar fechando o pódio, ficou outro suíço: o Le Gruyére d’Alpage AOP7, do produtor Stefan Konig.

O Morro Azul é de leite de vaca e tem casca mofada, caracterizado como suave e por massa bastante cremosa. Ele possui notas amanteigadas e lácteas, e é enrolado por uma cinta de madeira.

“O queijo Morro Azul foi nosso primeiro queijo autoral, com receita criada aqui em Pomerode”, disse Juliano Mendes pelas redes sociais ao agradecer o prêmio.

No ano passado, o Morro Azul foi premiado como o Melhor Queijo da América Latina no 35º World Cheese Awards, na Noruega, ocasião em que levou a medalha Super Ouro pelo segundo ano consecutivo.

Queijo Morro Azul foi eleito o melhor  em competição internacional
Queijo Morro Azul foi eleito o melhor  em competição internacional
Os resultados foram obtidos numa segunda fase: após 99 queijos serem premiados com medalha Super Ouro por jurados de diferentes nacionalidades, esses acabaram coroando o exemplar brasileiro.

Estas e sucessivas premiações de produtores brasileiros em competições internacionais põem em relevo o potencial da iniciativa privada nacional.

Ela é favorecida pela abundância e riqueza de matérias primas no Brasil e pela contribuição de gerações de imigrantes e seus descendentes vindos de todas as latitudes.

Enraizados na nossa terra, preservando suas tradições, com esforço familiar à procura da qualidade, sem estimulo estatal, ganham prestigiosos reconhecimentos internacionais.