segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Brasil: produtores agrícolas são modelo de produtividade e preservação da natureza

Em sentido contrário à onda de distorções ideológicas da realidade, a empresa BASF resumiu num clipe grandes verdades estatísticas da agricultura brasileira.



Em poucas palavras de 1970 a 2010 a população mundial dobrou, mas o Brasil aproveitando só 9% de seu território aumentou a produção de grãos em 213 %.

Os produtores particulares produziram 3,51 vezes mais arroz, 3,04 vezes mais milho, 2,92 vezes mais trigo e 2,18 vezes mais feijão por hectare.

Isso quer dizer que em 1940 cada agricultor brasileiro produzia alimento para 19 pessoas, hoje produz para 155.

Acresce que a produção de hortaliças no mesmo período cresceu mais de 200%. Tudo isso enquanto que o preço da canastra básica caiu pela metade.

O agronegócio responde pelo superávit da balança comercial nacional, por ¼ do PIB e gera 37% dos empregos no País.

Em 2010 o Brasil consumiu mais etanol que gasolina e até 2020 a energia renovável tirada da cana superará a produção anual de energia de Itaipu aproveitando menos de 1% do território brasileiro.

Nos próximos 10 anos a demanda mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil atenderá 40% dessa demanda.

Tudo considerado o agricultor brasileiro ajudará de modo proeminente a satisfazer as necessidades alimentarias do mundo sem destruir a natureza.

Até 2050, dos atuais 6,9 bilhões de habitantes da Terra passar-se-á a 9,3 bilhões.

Veja vídeo
Brasil modelo de produtividade
e preservação da natureza
Nesse período a quantidade de alimentos que deverá ser produzida equivale a tudo o que a Humanidade produziu desde o início da agricultura.

O Brasil enfrenta esse desafio como um líder produtor de alimentos, que domina sabiamente a natureza sem desgastá-la ‒ até melhorando-a ‒ mercê ao heróico trabalho de nossos agricultores.

Isto é a realidade na sua complexidade e na sua grandeza.

Tudo o oposto à fantasia socialista “verde” que de verde só tem a casca e pouco conhece da natureza.

O comunismo, embora travestido de verde, continua por dentro tal vez mais vermelho que nos tempos de Lenine, Mao ou Che Guevara.

Mas os produtores agropecuários do Brasil não vão nessa onda e, aproveitando seus recursos com sensatez e tecnologia alimentam o mundo protegendo com bom senso a natureza.

Video: Produtores brasileiros alimentam o mundo e protegem a natureza



Gostaria receber no meu email, gratuitamente, atualizações de 'O que está acontecendo na América Latina'

Um comentário:

  1. O que está acontecendo com a América Latina ?

    Isso se chama "Foro de São Paulo" !!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.