segunda-feira, 28 de julho de 2008

China fica dona da maior jazida de cobre do mundo no Peru


A mina de cobre do Monte Toromocho, no Peru, chamada a ser a mais produtiva do mundo com reservas de 2 bilhões de toneladas, foi vendida pelo presidente Alan Garcia à China [foto], informou a BBC.

A China pretende se eletrificar toda com o cobre peruano por um preço 20 vezes inferior ao de mercado. Toda a atual população será removida da região.

A China deita assim mais uma garra de sua política expansionista na América do Sul mas, obviamente as esquerdas latino-americanas nada protestaram e os ativistas ecologistas nem ligaram.

Tivesse sido concedida a uma firma ocidental eles encheriam o mundo de protestos.

Enviar para meu email, gratuitamente, atualizações de 'O que está acontecendo na América Latina?'

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pugilista cubano entregue pelo Brasil foge de novo e denuncia perseguição

O pugilista cubano Erislandy Lara, 25, que o governo petista mandou de volta para Cuba após fugir durante os Jogos Pan-Americanos do Rio, voltou a se escapulir e está em Hamburgo, Alemanha.

Lá ele contou que em Cuba ficou submetido a “perseguição pura”. Ele e seu companheiro Guillermo Rigondeaux, perderam tudo o que tinham quando foram entregues pelo PT às garras de Fidel Castro.

Em Cuba, foram banidos de todos os eventos esportivos, e até proibidos de obter um emprego. Lara vendeu a única coisa que tinha: uma motocicleta, para sustentar a mulher e os filhos. Eles estão presos em Cuba e Lara não sabe como tirá-los, sendo impossível a emigração normal.

Enviar para meu email, gratuitamente, atualizações de 'O que está acontecendo na América Latina?'